Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Amazonsaurus

CURIOSIDADE  

VOCÊ SABIA????

          Cientistas  descobre de fósseis de um dinossauro na Amazônia, o que segundo eles é a primeira prova de que essas criaturas viveram na região.  A Universidade Federal do Rio disse em uma nota que seus pesquisadores encontraram no Maranhão restos de um novo gênero e espécie de dinossauro, de 110 milhões de anos, que foi batizado de Amazonsaurus maranhensis.

        Essa descoberta coloca em dúvida a tese de que a elevada umidade amazônica provocaria a rápida deterioração dos fósseis na região, inviabilizando pesquisas paleontológicas. 
Um dente de dinossauro já havia sido encontrado na Amazônia, mas não foi considerado uma prova concreta de que esses gigantescos animais chegaram a viver na área.

        O Amazonsaurus, descoberto pelos brasileiros Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, ambos da UFRJ, e pelo argentino Leonardo Salgado, da Universidade Nacional Comahue, pertence à família herbívora dos saurópodos Diplodocus. Até agora, o único saurópodo encontrado no Brasil eram os titanossauros.  O Amazonsaurus tinha cerca de dez metros de comprimento e pesava umas dez toneladas, o que o torna um dos menores dos saurópodos. Ele é também o fóssil de dinossauro mais antigo já encontrado no país.
         A UFRJ disse que os fósseis foram encontrados na área de transição entre a Amazônia e o semi-árido nordestino, perto do rio Itapecuru. Junto desse fóssil havia restos de outros répteis, moluscos e peixes. Isso permitiu que os cientistas reconstruíssem parcialmente o ambiente em que vivia o Amazonsaurus.


fonte: hhtp://www.conjuntojk.com.br/diversao/jk_humor_jogos_curiosidades/curiosidades/amazonia/amazonia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário